Clique para a página principal

Roda de samba, era as origens

Lista de discussão sobre samba e choro, estilos musicais brasileiros.
 Página principal > Tribuna Livre > Arquivo das mensagens > Indice mensal
Nova mensagem Responder Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por assunto Mensagens por autor

pl_PL: Newton Motta (newton.motta_at_ig.com.br)
Data: ter 28 jan 2003 - 19:36:43 EDT

as rodas de samba apresentadas fora do terreiro das escolas ou blocos em nada se asemelham ás realizadas nos seus verdadeiros redutos.

numa roda de samba autêntica os sambistas batuqueiros ou partideiros, ficam dispostos em círculos dentro do terreiro. com seus instrumentos característicos - pandeiro, surdo, tamborim cuíca, reco-reco, agogô, cavaquinho etc. - um dos elementos puxa ou cantam um samba, apenas uma espécie de refrão, que por todos é repetido duas vezes, até que um segundo componente do grupo se adianta, tirando um verso, geralmente com motivos ligados ao samba puxado, e que servirá de sustentação da harmonia da batucada.
enquanto a cantoria ocorre, no centro do círculo um outro sambista executa seu samba nos pés, exibindo-se isoladamente, até que resolva ser substituído por outro companheiro. com uma pernada de leve, o que está sambando toca no companheiro, confirmando o seu convite para que ele o substitua na dança e toma o seu lugar na formação do círculo. assim é uma roda de samba leve.

na pesada, a substituição do partideiro dentro do círculo é feita de maneira violenta, avaliando-se a destreza do sambista pela agilidade com que ele derruba o componente - com uma banda ou uma pernada - convidando-o assim a substitui-lo na roda, ou pelo convidado que , permanecendo plantado ou firme e ereto ao receber a banda saiba evitar a queda ao receber a banda.

desse tipo de roda de samba, até mesmo mulheres participam, muitas delas superando os partideiros, não só pela facilidade com que tiram versos para o samba puxado como também pela agilidade com que executam as bandas.

abraços
_____________________________________________________________
Para CANCELAR sua assinatura:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia as regras de ETIQUETA:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta

Nova mensagem Responder Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por assunto Mensagens por autor

Este arquivo foi gerado por hypermail 2.1.4 : ter 28 jan 2003 - 19:36:47 EDT