Clique para a página principal

A origem do samba é coisa séria, e o achismo continua

Lista de discussão sobre samba e choro, estilos musicais brasileiros.
 Página principal > Tribuna Livre > Arquivo das mensagens > Indice mensal
Nova mensagem Responder Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por assunto Mensagens por autor

pl_PL: Newton Motta (newton.motta_at_ig.com.br)
Data: sex 24 jan 2003 - 22:24:43 EDT

o assinante escreveu:

Na verdade, a origem do samba é grega. Minhas pesquisas foram feitas com base nos escritos deixados pelo filósofo Anaxemenes Manuel, criador da teoria da vontade relativa absoluta. Esse sábio grego, que combateu os pré-Socráticos e é a principal figura dos pré-Biro-Biráticos nasceu em 590 A.C e morreu em 520 A.C, o que era a principal característica dos homens da antiguidade, ou seja, eles morriam antes de nascer. Além de ser o primeiro a falar do samba em seus escritos, informando que era a música principal nas festividades de Baco, sua fama correu mundo graças a sua teoria da vontade relativa absoluta. Segundo essa teoria, não é o homem que acende o fogo, o fogo é que quer ser acendido. Não bebemos porque temos sede, é a água que quer ser bebida, não comemos porque temos fome, é o alimento que quer ser comido.
Anaxemenes Manuel foi morto pelos seus discípulos que afirmaram "Foi ele quem quis ser linchado..." :-) :-) :-)
valeu!
Eduardo Martins, de volta.

PS: A teoria do samba índio é puro factóide, feita pra gerar uma polemicazinha e ganhar um pouco de antenção da mídia. Só rindo.

Motta responde

a teoria da origem aborígene do samba, já foi levantada por inúmeros pesquisadores, no caso da teoria do Salema, ela é muito séria, mas é preciso que quem leia o seu "artigo", seja músico, pois é necessário saber ler partitura para comparar os exemplos.

não é o máximo, toda vez que a lista discute o nascimento do samba, no final resta o humor, ninguém consegue ir a fundo na questão.

como sou pesquisador e antes de escrever vou nos arquivos, tenho consciência do que estou transmitindo,e vai se acostumando, porque não estou nem aí para as virgulas, alias, escrevo assim mesmo na lista, e tudo misturado, e preciso dar um pouco de trabalho, senão fica tudo de mão beijada.

abraços

ps
não sou de desistir, estou pesquisando o"nascimento do samba" desde que terminei a minha faculdade de composição e regência, o assunto é seríssimo, e eu descobri que as vezes não basta ser só crítico para entender as coisas, as vezes é preciso ser músico (mesmo) pesquisador, enfrentar a oposição, e outras cositas mas.
abracos
_____________________________________________________________
Para CANCELAR sua assinatura:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia as regras de ETIQUETA:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta

Nova mensagem Responder Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por assunto Mensagens por autor

Este arquivo foi gerado por hypermail 2.1.4 : sex 24 jan 2003 - 22:24:46 EDT