Clique para a página principal

a teoria da origem aborígene do samba é do salema, valeu!

Lista de discussão sobre samba e choro, estilos musicais brasileiros.
 Página principal > Tribuna Livre > Arquivo das mensagens > Indice mensal
Nova mensagem Responder Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por assunto Mensagens por autor

pl_PL: Newton Motta (newton.motta_at_ig.com.br)
Data: ter 21 jan 2003 - 21:55:18 EDT

certas afirmações de negritude podem até ser confundidas com atitudes racistas, assim se afirmo que o meu irmão é negro, minha vó é negra, meu sobrinho é negro... é claro que o assunto refere-se a uma família de negros, e que eu faço parte dessa família.

alguém sabe como é uma família suburbana de negros que poderiam por exemplo morar em bangu, padre miguel outros outros bairros da baixada no Rio ou pelo Brasil afora?

são grandes, sempre tem um que toca violão, cavaco, percussão ...famílias que estão no samba, na escola de samba, cuja herança cultural(as vezes transformação) chega a ser ameaçada de ser consumida pelo ambiente urbano(desmembradas por motivos sócio-político-econômico, cada parte no novo ambiente, vai fazer de tudo para seguir en frente,sou de uma dessas famílias, e como estava fatiando o assunto rolou espaço para o maldito racismo.

Origens do samba
Mas se a origem humana está na África,. Se o samba é negro na essência, se todos concordamos que o samba é menos negro e mais mestiço, o maestro Salema, que tem um artigo que está no arquivo geral da cidade , afirma não obstante, que o samba é de origem indígena, e se o artigo está no arquivo como documento sério merece que primeiro seja analisado como tal, para depois de constatado sua veracidade ou não ser questionado.

por isso pergunto tanto pelo salema,não se trata de sensacionalismo na mídia, Salema mostra no seu artigo, que a origem do samba é como ele afirma.

e não acho, irrelevantes, as reflexões a respeito da origem do samba, e legal pesquisar entre as pessoas da tribuna cujo pensamento certamente favorece o desmembramento de assuntos como o nascimento do samba, e pode ter certeza, a agenda já comentou o assunto, mas nunca com tamanha minúcia, e isso é bom, pois povo sem memória e povo sem cultura . (dizem)

E é isso, o salema é quem diz que o samba é aborígene,
E ele nos seus escritos tem suas razões, é preciso mais conhecimento do Salema, que nunca vi, nem sei se é vivo, só tomei conhecimento da sua existência, após pesquisar nos arquivos da cidade.

abraços
 ps. Descobri o Salema na lista a cerca de 3 anos, o tribuneiro dizia que o salema tinha um artigo a respeito da origem do samba, o papo rolou salvo engano, em uma das discussões a respeito da origem do samba.
_____________________________________________________________
Para CANCELAR sua assinatura:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia as regras de ETIQUETA:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta

Nova mensagem Responder Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por assunto Mensagens por autor

Este arquivo foi gerado por hypermail 2.1.4 : ter 21 jan 2003 - 21:55:23 EDT