Samba & Choro Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

[Página Principal] | [Rio de Janeiro] | [Artistas] | [Tribuna Livre] | [Partituras] | [Pelo Brasil] | [Perguntas] | [Outras Informações] | [Discos do Mês] | [Sem Frames] | [Com Frames]

1) Por que você fez estas páginas?

2) Quem é você?

3) Você fez este site e a pesquisa sozinho?

4) Você disse que várias pessoas o ajudaram, mas não mencionou o nome delas. Você é mal agradecido?

5) O que você está ganhando com isto?

6) O que você tem contra a Kaiser?

7) Adoro samba. Meus grupos favoritos são Raça Júnior, Só Preto Pra Contrariar, Só Pra Sem Preconceito e Negritude Negra. No entanto, depois de ter ido a todos os locais indicados nesta página não ouvi nenhuma música deles. Por que?

8) Frequento um bar que sempre tem um monte de gente tocando Samba &/ou Choro da melhor qualidade, mas que não está listado aqui. O que você tem contra ele?

9) Sou um nerd e nunca ouvi música brasileira em minha vida. Gostei tanto de seu site que gostaria de comprar alguns discos para conhecer melhor. Será que você sugereria alguns?

10) Quero contratar músicos de Samba & Choro para um show que estou promovendo. Com quem eu falo?

11) Que tipo de mensagens receberei através desta lista de divulgação?

12) Sofri um grave acidente que danificou irreversivelmente uma significativa área de meu cérebro. Agora meu gosto musical se resume a Bon Jovi e Tiririca, portanto quero cancelar minha assinatura da lista de divulgação de Samba & Choro. O que tenho que fazer?

13) Eu realmente estou muito burro e o procedimento acima não funcionou. O que eu faço agora?

14) Sou completamente viciado em Samba & Choro, quero ser informado por email toda vez que esta página sofrer a mínima modificação. Isto é possivel?

15) Este site tem fotos, músicas, um monte de desenhinhos maneiros e uma iteração bacana com os visitantes, você não é um safado que está violando um monte de leis de copyright?

16) Minha dúvida não estava respondida aqui. Como posso esclarece-la?

17)Por quê você só fala de Choro e em nenhum momento fala de chorinho, que foi o nome que eu sempre ouvi falar?

18) Estou tentando marcar determinada página em meus bookmarks, mas empre volto à página original. O que está havendo?

19)Gostei de suas páginas, mas como moro no Cazaquistão de nada me andianta saber os lugares de Samba & choro no Rio de no Brasil. Somente me interessam as partituras. Tem alguma maneira de eu saber quando forem acrescentadas novas?

20)Genial! Com este seu site finalmente turistas visitarem o Rio de Janeiro poderão ouvir a boa música brasileira. Mal posso esperar para ver este site em inglês, divulgando nossa música para todo o mundo. O Rio se tranformará em uma Nova Orleans e novos locais de música sugirão. Para quando posso esperar este site em inglês?

21) Sou músico e quero divulgar minhas apresentações. No entanto não tenho acesso à internet, como faço para contactá-lo?

________________________________________________

1) Por que você fez estas páginas?

Há anos atrás passei a assistir varios programas que o poeta Hermínio Bello de Carvalho apresentava sobre o Samba na TV Educativa do Rio de Janeiro. Eram documentários sobre musicos como Cartola, Nelson Cavaquinho e Clementina de Jesus. Desde então fiquei fascinado pela nossa música que não é tocada nas rádios. Recentemente comecei a descobrir que no Rio todo dia, em algum lugar, há uma roda ou apresentação de Samba ou Choro. Depois que você comeca a frequentá-los, descobre outros e outros. Esta informação não está reunida em lugar algum. NÃO ESTAVA. Espero com esta página ajudar a divulgar nossa música. Quero que uma pessoa acesse estas páginas e descubra que existe um bar com uma roda de choro no seu bairro. Por que não dar uma olhada? Um estrangeiro que estiver vindo ao Brasil talvez esteja querendo ouvir o melhor da música brasileira, mas não tinha idéia de onde ir quando chegasse aqui. Dificilmente encontraria alguém que soubesse lhe informar. Pela internet agora ele já pode inclusive se planejar com antecedência.

O importante é aumentar o público consumidor de nossa música. Tornar o Rio uma cidade que explora sua musicalidade e ganha dinheiro com isto, da mesma maneira que New Orleans. O Rio criou três dos mais importantes estilos musicais brasileiros: o Samba, o Choro e a Bossa-nova, não aproveitar isto turisticamente é burrice. Criar mais empregos para os músicos e fazê-los ganhar mais. Fazer que novos músicos surjam. Somente desta forma o Choro sobreviverá a mais um século de beleza.

A Internet permitiu ainda que uma única pessoa, com algum trabalho, fizesse este tipo de divulgação mundial sozinho.
topo


2) Quem é você?

Eu
Meu nome é Paulo Eduardo Neves, tenho 26 anos. Sou formado em Informática pela UFRJ, fiz meu mestrado em Inteligência Artificial na COPPE Sistemas. Atualmente estou fazendo meu doutorado e trabalhando na PUC, que gentilmente cedeu espaço para armazenar este meu site. Não é difícil me encontrar nos locais indicados aqui.

Não se iniba em me escrever(neves@email.com) para elogiar ou criticar este site.

topo


3) Você fez este site e a pesquisa sozinho?
Pessoal

O site eu fiz sozinho sim. Já para a "árdua" tarefa de conhecer os lugares foi necessário arregimentar vários assistentes, estagiários e ajudantes em minha minha empreitada. Na foto abaixo estão alguns deles (em sentido horário, a partir de 10h): Roberto (roberto@hexanet.com.br), Zé Henrique , Paulo Barbosa (pbarbosa@ibpi.g12.br) e Fernando (golden@biohard.com.br).

Além deles veja também a seção de agradecimentos.

topo


4) Você disse que várias pessoas o ajudaram, mas não mencionou o nome delas. Você é mal-agradecido?

Nada disto. Reservei até este pedaço da seção de perguntas frequentes para agradecer a todos que ajudaram, pois sem eles este site nunca teria sido feito. Felizmente a lista de pessoas que estão ajudando a melhorar este site vem crescendo rapidamente. Valeu Pessoal!!!

Quero agradecer a

  • Leonardo Miranda (lleo@squadro.com.br), que me deu uma força toda especial. Não só foi ele que me consegiu uma boa quantidade de partituras, a grande maioria transcrita por ele, como me arrumou sua bela coleção de discos para que pudesse escanear as capas (todos os discos do Jacob são dele, por exemplo). Sem ele este site não teria ficado tão bacana.
  • Egeu Laus (egeulaus@rio.com.br), designer e editor da revista Roda de Choro, que me deu informações valiosas e ainda me ajudou com o scanner.
  • Roberto Garcia, fotógrafo, é o autor da genial foto do Nelson Cavaquinho que aparece na página dele. O Robero tem um catálogo de belas fotos sobre o Rio de janeiro e sua gente, e ainda faz qualquer serviço de fotógrafo profissional. Se você tiver interesse em contratá-lo e/ou comprar suas fotos entre em contato com ele no telefone 247-4991 ou escreva para Rua Visconde de Pirajá, 4/801. Ipanema. Rio de Janeiro.
  • Cláudio Terra (terra@inf.puc-rio.br), supervisor técnico e responsável pela rede do Laboratório de Métodos Formais pela força (e trabalho) em colocar o site no ar.
  • Eduardo Goldenberg (edugolden@biohard.com.br), que me conseguiu algumas referências iniciais para o trabalho, além de ter dado um bom incentivo.
  • Leonardo Quirino da Silva (leosilva@openlink.com.br), meu amigo que ajudou bastante na divulgação deste site.
  • Tânia de Vasconcellos (taniav@rio.nutecnet.com.br), que me conseguiu livros com preciosas informações sobre o Cartola e a Clementina de Jesus.
  • Miguel Ratton (music-center@rionet.com.br), que sequenciou o MIDI de apresentação do site. Ele também é responsável pelo site The Internet Music Center.
  • Filipe Ceppas (filcepps@ax.apc.org), que fez uma revisãoda página da Agenda do Rio, evitando que meus erros de redação ficassem expostos ao mundo.
  • Francisco Genú (fgenu@unisys.com.br), o Chiquinho das rodas de samba do Bip-Bip por ter contribuído com a seção de Etiqueta que será em breve adiciona ao site..
  • Marco Antônio Lemos Perna (maperna@uerj.br), que contribuiu com as informações a respeito dos locais onde se pode dançar Samba & Choro.

topo


5) O que você está ganhando com isto?

Por enquanto nada. Estou fazendo isto somente por tesão, gastando minhas (cada vez mais raras) horas livres para tal. Mas se no entanto alguem quiser me patrocinar eu não ficarei nem um pouco triste. Inclusive porque isto me permitirá dedicar mais tempo para cuidar deste site, podendo fazer um trabalho ainda melhor. O site já me deu muito mais trabalho que eu imaginava de início e tenho um monte de coisas para fazer. É importante profissionalizar o site para que ele não fique desatualizado apenas por eu estar sem tempo de atualizá-lo. Quando eu estava atolado com minha tese de mestrado ele ficou parado por 2 meses. Não pode se assim.
topo


6) O que você tem contra a Kaiser?

Ei, não é você que tem que fazer esta pergunta. Quem pergunta sou eu : O que a Kaiser tem contra mim? Quando bebo esta coisa que ousam chamar de cerveja, só consigo ficar com um gosto amargo na boca, vontade de ir ao banheiro, enjoado e com dor de cabeça. Fica-se de ressaca sem se embriagar. Não se pode ter respeito por nenhum bar que ofereça este produto em vez de cerveja de verdade, qualquer um que faça esta heresia deve ser condenado à execração pública. Deve-se realçar que locais que têm o bom gosto de ter apresentações de Samba &Choro (com poucas desagradáveis exceções) não costumam fazer isto.
topo

7) Adoro samba. Meus grupos favoritos são Raça Pra Contrariar, Só Preto Júnior, Só Pra Sem Preconceito e Negritude Negra. No entanto depois de ter ido a todos os locais indicados nesta página não ouvi nenhuma música deles. Por que?

Como falei antes, estou fazendo isto apenas por tesão. Assim não tenho obrigação de ficar divulgando um tipo de música que não está entre minhas favoritas. Estes grupos inclusive nem tocam Samba, mas outros gêneros como suingue ou sambalanço.

Não tenho nada contra este tipo de música. Inclusive se eu estiver em algum lugar cheio de mulheres e cerveja eu adorarei se tocar músicas destes grupos (para ser sincero se eu estiver em algum local cheio de mulheres e cerveja pode tocar absolutamente qualquer tipo de música que eu gostarei). Apenas não vou ficar trabalhando de graça por algum tipo de música que eu não sou fã.

Pode ser você discorde, talvez até mesmo ache uma grande falha em minha personalidade e caráter o fato de eu preferir versos como "Tire seu sorriso do caminho / Que eu quero passar com a minha dor / Hoje para você eu sou o espinho / Espinho não machuca a flor" a versos como "Tira a calça jeans põe o fio dental / morena você é tão sensual". Mas o legal da internet é que todas as opniões podem ser manifestadas. Sendo assim só me resta sugerir que você mesmo faça seu site divulgando o que você gosta, aqui estes grupos estão terminantemente proibidos.
topo


8) Frequento um bar que sempre tem um monte de gente tocando Samba &/ou Choro da melhor qualidade, mas que não está listado aqui. O que você tem contra ele?

Nada contra, eu apenas provavelmente não conheço. Existem dezenas de locais com rodas de Choro e Samba de qualidade. Existe uma grande rotatividade nestes lugares, alguns não duram nem mesmo um mês. A cada dia tomo ciência de outros. Me informe seu local que eu prazeirosamente o incluirei em minha lista. Por favor também tente fornecer informações extras como endereço, preço do couvert e da cerveja.
topo


9) Sou um nerd e nunca ouvi música brasileira em minha vida. Gostei tanto de seu site que gostaria de comprar alguns discos para conhecer melhor. Será que você sugereria alguns?

Esta pergunta perdeu um pouco o sentido de existir depois que criei a seção Discos do Mês, mas vou deixar a antiga resposta aqui de qualquer maneira.

Claro, vou dar aqui minha opinião pessoal. Quem sabe depois não coloco aqui uma página para todos darem sua própria opnião? Vou sugerir apenas discos que estejam em catálogo, isto é, são possíveis de serem encontrados. Isto não quer dizer que seja fácil encontrá-los. As gravadoras no Brasil adoram fazer a safadeza de lançar um disco em CD e depois nunca mais reeditá-lo.

De samba sugiro os dois que o Cartola lançou pela Discus Marcus Pereira que são absolutamente geniais (e baratos). Qualquer um do Nelson Cavaquinho, pois não tem jeito de comprar algo ruim, mas provavelmente você só encontrará as coletâneas Mestres da MPB e Aplauso. Sugiro ainda qualquer coletânea do Paulinho da Viola (de preferência da EMI), do Martinho da Vila ou da Dona Ivone Lara. Não tem como errar ou comprar algo que não seja no mínimo excelente.

De choro, compre o Vibrações do Jacob do Bandolim, que foi lançado pela RCA na sua coleção Acervo (uma com umas capas bem feias), este disco é uma obra-prima. Pode comprar também o Choros Imortais do Altamiro Carrilho lançado pela Musidisc, que juntou os dois geniais discos do Altamiro em um único e indispensável CD. Alguns consideram este como o melhor disco de choro de todos os tempos, infelizmente a Musidisc fez uma remasterização vagabunda o que fez o disco perder muito de sua qualidade. Outro muito bom foi relançado agora pelo Museu da Imagem e do Som: a gravação do show em homenagem aos 70 anos do mestre Pixinguinha, um bom lugar para encontrá-lo é no próprio museu.

Você estará começando uma bela coleção, aproveite-a.
topo


10) Quero contratar músicos de Samba & Choro para um show que estou promovendo. Com quem eu falo?

Tenho a intenção de compilar uma lista para divulgar aqui formas de contactar os músicos. No entanto por falta de tempo isto ainda não foi possível. Se você conhece um telefone de contato não se acanhe em me enviar. Assim que tiver tempo colocarei aqui.

Como fazer isto não está em meus planos de curto prazo, sugiro que voê envie os dados para a Tribuna Livre.
topo


11) Que tipo de mensagens receberei através desta lista de divulgação?

Minha intenção é divulgar qualquer acontecimento relativo a Samba e/ou Choro que possa estar acontecendo. Pode ser algum show programado, o lancamento de algum disco, alguma alteração significativa neste site, ou qualquer novidade que apareca na internet a respeito. Os assinantes da lista concorrem todo mês ao sorteio de um CD da gravadora Kuarup (kuarup@uninet.com.br).

Veja algumas mensagens fictícias que eu gostaria de mandar ou ter mandado:

"Semana que vem acontecerão um série de shows de Choro no Espaço Sérgio Porto. Se apresentarão os grupos Nó em Pingo D&Água, Época de Ouro e muitos outros segue abaixo a programação completa do evento"

"Está sendo lançdo este mês em formato de CD todos os discos gravados pelo Paulinho da Viola entre os anos de 1968 e 1979. São ao todo 11 álbums com pérolas da fase mais inspirada de um dos maiores músicos da MPB de todos os tempos. Segue abaixo a lista de todos os discos com comentários a respeito..."

"Frente a requisições gerais estamos lançando agora a versão de nosso site em idioma Banto. Agora qualquer que tenha o Banto como lígua nativa será capaz de compreender perfeitamente todas as informações contidas neste site"

Gostou? Então registre-se agora na lista. Me envie um mail(neves@email.com) com a seguinte frase escrita no campo de Subject :

Assine Samba & Choro

Você deverá em um ou dois dias receber uma mensagem de confirmação da assinatura, se isto não acontecer tente novamente e verifique se não cometeu algum engano.
topo


12) Sofri um grave acidente que danificou irreversivelmente uma significativa área de meu cérebro. Agora meu gosto musical se resume a Bon Jovi e Tiririca, portanto quero cancelar minha assinatura da lista de divulgação de Samba & Choro. O que tenho que fazer?

É simples, até mesmo você será capaz de fazê-lo. Basta enviar uma mensagem para mim e colocar o seguinte na linha de Subject :

cancelar samba & choro

Viu, não é nada complicado. Você receberá uma mensagem confirmando o cancelamento. Se você não receber esta mensagem significa que continua inscrito na lista.
topo


13) Eu realmente estou muito burro e o procedimento acima não funcionou. O que eu faço agora?

Saco! Você está a fim mesmo de dar trabalho. Me escreva pedindo para cancelar a assinatura e por favor me informe o problema que está acontecendo. De preferência enviando junto a mensagem com a qual você não conseguiu cancelar. Faça isto somente como última alternativa.
topo


14) Sou completamente viciado em Samba & Choro, quero ser informado por email toda vez que esta página sofrer a mínima modificação. Isto é possivel?

Claro, você pode usar o page reminder. Um serviço muito legal que existe na net. Basta preencher o campo abaixo com seu email que toda vez que a página principal for alterada (mesmo que seja uma simples correção de um erro de ortografia) você receberá um email lhe informando disto.

Entre abaixo seu endereço de email para receber uma mensagem sempre que Agenda do Samba & Choro no Rio de Janeiro for alterada. Depois aparecerá uma tela em inglês onde você deve entrar novamente seu endereço e mais uma vez apertar o botão. Vamos lá :

Seu endereço de email:


topo


15) Este site tem fotos, músicas e um monte de desenhinhos maneiros, você não é um safado que está violando um monte de leis de copyright?

Não, ainda não sou tão safado assim. Todos os desenhos desta página são de domínio público que eu peguei na Internet, ou foram criados por mim. Vários deles eu alterei para servir melhor ao design de minhas páginas e libero também para qualquer um usá-los, que eu não vou ficar regulando mixaria.

As fotos ou me foram cedidas pelos autores (como no caso da belíssima do Nelson Cavaquinho, cedida por Roberto Garcia), ou são capas de discos, ou são de domínio público.

As músicas estão não só cortadas, como foram sampleadas em baixa qualidade (8 bits) e em mono. elas se enquadrariam no conceito de citação de uma obra. Eu não posso fazer um site de Samba & Choro sem citar trechos de obras destes estilos musicais. Assim como se cita pedaços das obras de Deleuze ao se escrever um livro a seu respeito.

As partituras têm todas mais de sessenta anos, estando portanto em domínio público.

Os scrits para fazer a tribuna livre e o contador são de autoria de Matt Wright. O site dele é muito bacana e tem mais um de scripts maneiros. Se você desenvolve para internet não deixe de visitar.

Qualquer dúvida, basta me escrever (neves@email.com).
topo


16) Minha dúvida não estava respondida aqui. Como posso esclarece-la?

Fácil : basta me perguntar (neves@email.com).Se for uma questão a respeito de Samba ou Choro de um modo geral, o melhor lugar para dirimir suas dúvidas é a Tribuna Livre.
topo


17) Por quê você só fala de Choro e em nenhum momento fala de chorinho, que foi o nome que eu sempre ouvi falar?

Vou lhe dar a resposta que o Ary Barroso dava :"Me diz uma coisa, meu filho, você toca um jazzinho, um beguinezinho ou uma bossa-novinha? Portanto não há razão para se tocar um chorinho, ou um sambinha.".

O nome correto é Choro e não chorinho. Mas também não é necessário radicalismos. Chame da maneira que voê achar melhor.
topo


18) Estou tentando marcar determinada página em meus bookmarks, mas empre volto à página original. O que está havendo?

É fácil, basta clicar na opção [Sem Frames] na linha logo abaixo do título da página e aí então marcar a página.
topo


19) Gostei de suas páginas, mas como moro no Cazaquistão de nada me andianta saber os lugares de Samba & choro no Rio de no Brasil. Somente me interessam as partituras. Tem alguma maneira de eu saber quando forem acrescentadas novas?

Entre abaixo seu endereço de email para receber uma mensagem sempre que a página das partituras for alterada. Depois aparecerá uma tela em inglês onde você deve entrar novamente seu endereço e mais uma vez apertar o botão. Vamos lá :

Seu endereço de email:



topo


20) Genial! Com este seu site finalmente turistas visitarem o Rio de Janeiro poderão ouvir a boa música brasileira. Mal posso esperar para ver este site em inglês, divulgando nossa música para todo o mundo. O Rio se tranformará em uma Nova Orleans e novos locais de música sugirão. Para quando posso esperar este site em inglês?

Está rolando um grande mutirão para tradução deste site. Pessoas de todo o mundo estão ajudando a divulgar nossa música e cultura pelo mundo.Se você quiser ajudar também fale comigo.
topo


21) Sou músico e quero divulgar minhas apresentações. No entanto não tenho acesso à internet, como faço para contactá-lo?

A melhor forma é realmente enviar um email em neves@samba-choro.com.br.

Realmente não sou muito fácil de ser encontrado em casa, mas deixe recado que eu tentarei retornar o mais breve possível.

De qualquer forma ainda há meu endereço pessoal:
Rua Ministro Viveiros de Castro, 126/1101
Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22021-010

Não precisa ficar tímido em me enviar convites para shows ou CDs, não ficarei nem um pouco triste em recebê-los :-).

Como até a atual fase de minha vida não tenho nada a esconder, sinta-se livre em divulgar estes endereços e telefones para pessoas ligadas a Samba & Choro.

topo



[Página Principal] | [Rio de Janeiro] | [Artistas] | [Tribuna Livre] | [Partituras] | [Pelo Brasil] | [Perguntas] | [Outras Informações] | [Discos do Mês] | [Sem Frames] | [Com Frames]

Copyright © 1996
Paulo Eduardo Neves