Samba & Choro Artistas Clementina de Jesus >Próximo: Jacob

Clementina de Jesus

[Página Principal] | [Artistas] | [Tribuna Livre] | [Partituras] | [Pelo Brasil] | [Perguntas] | [Outras Informações] | [Discos do Mês] | [Sem Frames] | [Com Frames]

Músicas - Discografia - Jacob do Bandolim

Clementina de Jesus - Foto A Rainha Ginga. Quelé. Duas maneiras de chamar Clementina de Jesus (1901-1987) , com a imponência do título de realeza e com a corruptela carinhosa de seu nome. Clementina evocava tais sentimentos aparentemente contraditórios. A tenura e o profundo respeito.

A ternura de negra velha sorridente. Todos com quem se envolvia tinham a compulsão de chamar de Mãe, como a chamavam os músicos do musical Rosa de Ouro.Uma pessoa capaz de interromper um depoimento dado à televisão para discutir sobre o café com a moça que o servia. Um brilho especial nos olhos que cativou desde os mais humildes ao imperador Haile Selassié. Talvez por ter trabalhado tantos anos como empregada doméstica e ter começado a carreira artística aos 63 anos, descoberta pelo poeta Hermínio Bello de Carvalho, nunca tratava de forma diferente devido à posição social.

O respeito ao peso ancestral de sua voz. Uma África que estava diluida em nossa cultura é evocada subitamente na voz e nos cânticos que Clementina aprendeu com sua mãe filha de escravos. Clementina surgiu como o elo perdido entre a moderna cultura negra brasileira e a África Mãe.

Clementina foi causou uma fascinação em boa parte da MPB. Artistas tão diferentes como João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença fiseram questão de registrar sua voz em seus álbuns. Apesar disto Clementina nunca foi um grande sucesso em vendagem de discos. Talvez por ter gravado quase que somente temas folclóricos, ou por sua voz não obedecer aos padrões estéticos tradicionais. O que realmente impressionava eram suas aparições no palco, onde tinha um contato direto com seu público.

Clementina, mesmo tendo iniciado tardiamente sua vida artística e com uma curta carreira, é sem dúvida uma das mais importantes artistas brasileira. Apesar disto hoje em dia não existe um único de seus discos em catálogo.

____________________________________________________

Músicas

Marinheiro Só
(Arranjo e Adaptção Caetano Veloso)
Álbum: Marinheiro Só
Canta: Clementina de Jesus Amostra [wav] 670K
Semente do Samba
(Hélio Cabral)
Álbum: Rosa de Ouro vol. 1
Canta: Clementina de Jesus e grupo Rosa de Ouro Amostra [wav] 575K

____________________________________________________

Discografia

Capa do Disco

Clementina
Data : 1979
Gravadora : EMI

Comentario: Este disco é bom pra caramba! Claro que a EMI não lançaria-o em CD, pareceria até que eles tem alguma preocupação com a música brasileira.


Capa do Disco

Gente da Antiga - Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Bahiana
Data : 1968
Gravadora :Odeon

Comentário: Neste disco não houve qualquer tipo de ensaio. Apenas reuniram os músicos no estúdio e disseram para eles tocarem o que quisessem. O resultado é absurdo. Lançado em CD pela EMI dentro da coleção 2 em 1 (da Clementina de Jesus). Fora de Catálogo.


Capa do Disco

Clementina, Cadê Você?
Data : 1970
Gravadora : Museu da Imagem e do Som

Comentário : Nunca lançado em CD. Quem sabe o Museu da Imagem e do Som não resolve isto agora?


Capa do Disco

Rosa de Ouro
Data : 1965
Gravadora : Odeon

Comentario: Esta é a trilha sonora de um espetáculo que marcou época, não só foi a estréia musical de Clementina de Jesus como foi a apresentação do Samba de morro para a classe média. Foi lançado em CD, mas claro que a EMI não poderia deixar um disco tão bom em catálogo por muito tempo, está esgotado.


Capa do disco

Rosa de Ouro vol. 2
Data : 1967
Gravadora : Odeon

Comentario: Uma apresentação histórica como esta não poderia gerar apenas um álbum. Os dois foram lançados dentro da série 2 em 1 (sem dúvida a melhor série de discos já editada em CD) junto com o volume 1.


Capa do Disco

Marinheiro Só
Data : 1973
Gravadora : EMI

Comentario: Foi lançado em CD dentro da série 2 em 1 da EMI, que claro não poderia deixar um disco tão em catálogo por muito tempo. Está esgotado.


Capa do Disco

Clementina de Jesus
Data :
Gravadora : Odeon

Comentário : Nunca lançado em CD.



Clementina de Jesus (Convidado: Carlos Cachaça)
Data : 1976
Gravadora : Odeon

Comentário: Nunca lançado em CD


Capa Original Capa Relançamento

Fala Mangueira
Data : 1968
Gravadora : Odeon

Comentario: Existe alguma explicação para o fato de o únic disco gravado em conjunto por Clementina de Jesus, Cartola, Nelson Cavaquinho e Carlos Cachaça nunca ter sido lançado em CD? Se alguém descobrir mande para a Tribuna Livre. A capa da esquerda é a do lançamento original.



Mudando de Conversa
Data : 1968
Gravadora : Imperial

Comentario: Nunca lançado em CD.



O Canto dos Escravos
Data : 1982
Gravadora : Estúdio Eldorado

Comentario: Disco gravafo por Clementina, Doca e Geraldo Filme interpretando os cânticos dos escravos de Minas Gerais, recolhidos pelo pesquisador Aires da Mata Machado Filho.


topo

Músicas - Discografia - Jacob do Bandolim


[Página Principal] | [Artistas] | [Tribuna Livre] | [Partituras] | [Pelo Brasil] | [Perguntas] | [Outras Informações] | [Discos do Mês] | [Sem Frames] | [Com Frames]


Copyright © 1996
Paulo Eduardo Neves
<BGSOUND SRC="sons/apclemen.wav">